Os Impactos dos Impostos Indiretos na sua Vida Financeira

Os Impactos dos Impostos Indiretos na sua Vida Financeira

15 de março de 2024 0 Por Daniel Pinheiro

Sabemos que os impostos impactam na vida de todos de várias formas, como no poder de compra, decisões na hora de fazer um investimento, custo de vida e gastos essenciais para a vida do ser humano. Vamos explorar sobre este assunto que gera preocupação em grande parte da população e discutir algumas formas de amenizar o impacto em nossas vidas.

Impostos Diretos e Indiretos

Antes de discorrer sobre o assunto vamos entender um pouco o que são os impostos direto e indiretos e quais as diferenças entre eles.

O que diz o código tributário nacional sobre tributos?

O código tributário nacional no art. 3°, define o conceito de tributos como:

“Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”.

Portanto, tributo é uma cobrança feita pelo estado de forma compulsória, deve ser pago obrigatoriamente. Sendo sujeito a punições por lei, caso venha a não pagar.

Dentro da categoria tributos temos as seguintes espécies tributárias onde são: Taxas, impostos ou contribuições de melhoria.

Impostos diretos:

Considera-se impostos diretos os tributos que são pagos diretamente ao governo sendo de pessoas físicas ou jurídicas. Ele é cobrado de acordo com a capacidade financeira de seu contribuinte, onde quem tem maior renda ou patrimônio deverá contribuir mais com os impostos. Alguns exemplos de impostos diretos são: IPVA. IRPF, IPTU.

Impostos indiretos:

Ao contrário dos impostos diretos ele não é cobrado diretamente de seu contribuinte, portanto é feito a inclusão deste imposto no valor no produto final, sendo pago de forma “despercebida” pelo cliente. E diferente do imposto direto quanto mais a pessoa consumir, mais ela paga impostos independente da sua renda. Alguns exemplos de impostos indiretos são: ICMS, IOF, PIS, COFINS.

Impactos dos Impostos Indiretos

Bom, agora que sabemos o que são impostos e a diferença entre os impostos diretos e indiretos. Vamos explorar os impactos dos impostos indiretos sobre nossas vidas.

Como os impostos indiretos são embutidos nos valores de produtos e serviços, significa que aumenta o custo na hora da compra e diminuindo o poder de compra, reduzindo a capacidade das pessoas em investir, poupar e até mesmo ter uma qualidade de vida melhor. Ou seja, todos os produtos que compramos, pagamos o valor dos impostos embutidos nele. Gerando o aumento no valor de bens como imóveis e investimento.

Embora muitos pensem que os benefícios sociais são gratuitos, é em cada compra e até mesmo nos itens mais básicos que o cidadão paga por cada bem e serviço público oferecido.

Empresas também sofrem esse impacto onde quando compram a mercadoria com o preço elevado, repassam também esse imposto para o consumidor final, gerando o efeito “cascata”. Onde pode-se refletir em uma competitividade menor no mercado e preços cada vez mais elevados para os consumidores.

Como reduzir estes Impactos:

Buscar por produtos que tem alíquotas menores e serviços com uma menor carga tributária, fazer um planejamento financeiro organizando onde irá gastar o seu dinheiro com objetividade, onde não irá gastar com despesas desnecessárias, para as empresas fazer um planejamento tributário com um profissional de contabilidade onde ele irá auxiliar como pagar menores taxas e impostos, buscando incentivos fiscais, benefícios fiscais  gerando então um preço mais atrativo para o consumidor final e consequentemente ganhando mais força no mercado.

Gestão financeira pessoal:

Saber organizar suas finanças é uma forma de amenizar e muito importante para “fugir” dos tão temidos impostos. Para isso é necessário saber o quanto se ganha e o quanto se gasta. E também saber onde gastar com o menor preço. Procurar um software ou um profissional pode te ajudar a fazer a provisão das despesas mensais de modo que garantirá a saúde financeira e vai dar poder de tomada de decisão mais clara.

Conclusão

Em resumo, todo cidadão ou empresa sofre o impacto de impostos, mas com uma estratégia acertada e um bom planejamento é possível minimizar ou mitigar esse impacto, através de um consumo consciente ou uma gestão mais eficiente.

Para mais informações como essa basta acessar nosso site e confira mais sobre assuntos de impostos e finanças.